sábado, 9 de outubro de 2010

Montanha nos Alpes pode ganhar piercing


Um "piercing" na montanha? O que parece uma ideia maluca é um projeto da Companhia de Teleféricos do Stockhorn, que leva normalmente turistas ao alto da montanha com o mesmo nome nos Alpes bernenses.

Como aparece na imagem, a empresa pretende construir uma estrutura metálica com grades que dá a volta na ponta da montanha como se fosse realmente um piercing. O objetivo é permitir ao turista ter a sensação de estar flutuando em cima do abismo, mas em segurança absoluta.

O projeto ainda está em fase de aprovação pelas autoridades responsáveis, mas diversas organizações ambientais já protestam. Dentre os vários argumentos, um diz que os turistas irão incomodar a fauna local. Outra ONG também acusou a empresa de transformar os Alpes em parque de diversão. "Hoje as montanhas se reduzem a ser um cenário para eventos, encenações e lugar de arrepio para os turistas", escreveram no protesto.

De fato, não existe uma região na Europa mais explorada pelo turismo do que os Alpes. Porém, como um visitante assíduo das montanhas, considero que a Suíça, Itália, Áustria e Alemanha até fizeram um bom trabalho. Elas encontraram um equilíbrio ideal para conciliar interesses comerciais - dando emprego à população local - e proteção à natureza e às tradições.

Já quem viaja pela costa leste da Espanha, onde a impressão geral é de ver uma Copacabana de prédios do norte ao sul, pode ver que turismo também tem um potencial destrutivo.

A minha opinião: se o "piercing" da montanha for pequeno, ninguém será incomodado. E com uma vantagem: até uma velhinha de 80 anos vai poder nele ter a sensação de ser um grande alpinista.

Foto: Stockhornbahn AG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário