segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Suiços facilitam a deportação de criminosos estrangeiros.

Depois de algum tempo sem atulizar o blog, hoje voltamos com a principal noticia da semana aqui na Suiça:

 Suiços facilitam a deportação de criminosos estrangeiros.

Segundo estimativas, 53% dos suíços votaram a favor da deportação imediata de estrangeiros criminosos do país. Condenados por pequenos delitos, como abuso de benefícios sociais, também poderão ser expulsos.

"Ovelhas brancas e negras: simbolismo para atacar os estrangeiros."

Vivemos aqui na Suiça também como estrangeiros, mas nem por isso deixamos de apoiar as leis que vão beneficiar o país.
Afinal, não só aqui, mas em todo o mundo, existem pessoas que prejudicam o restante da sociedade.
Acreditamos que quando vamos morar em outro país, temos que aprender a viver de acordo com as regras, cultura, tradições desse país e procurar nos integrar da melhor maneira possível.
Há vinte anos atrás a Suiça era um paraíso (e ainda continua sendo), mas alguns estrangeiros que são mal intencionados - ou mal educados - acabaram mudando um pouco a imagem da Suiça.
Pois querem viver como se estivessem no seu país de origem, sem se preocupar em respeitar as leis daqui.
Em função disso, os suíços foram às urnas neste domingo (28/11) para decidir se os estrangeiros que cometerem crimes no país deverão ser deportados automaticamente. Os defensores da proposta do Partido do Povo Suíço (SVP), de direita, diz que os imigrantes são responsáveis por grande parte dos delitos cometidos dentro das fronteiras nacionais e deveriam consequentemente perder a permissão de residir no país. Segundo estimativas divulgadas neste domingo, 53% do eleitorado votou a favor da proposta do SVP.
Os opositores da nova lei argumentam que ela não irá reduzir a criminalidade, mas apenas permitir a deportação de muita gente que passou toda sua vida na Suíça.
As taxas de criminalidade no país são relativamente baixas se comparadas a outros Estados europeus. Alguns analistas estimam que o número de crimes violentos esteja, de fato, diminuindo na Suíça. No entanto, nas penitenciárias do país, aproximadamente 70% dos detentos têm nacionalidade estrangeira, sendo que a cota de imigrantes entre a população é de 23%.
Alguns analistas dizem que boa parte dos detentos estrangeiros são imigrantes que passaram muito pouco tempo no país e já estão, de qualquer forma, prestes a serem deportados.
Eles também apontam que o perfil dos criminosos na Suíça não é diferente do conhecido no resto do mundo: homens, jovens, de baixa renda, desempregados, com má formação escolar e profissional e poucas possibilidades de melhorar a própria situação.
O que acontece é que, na Suíça, esse perfil é bem mais recorrente entre a população estrangeira. Para os opositores da proposta de deportação, isso só prova a urgência de medidas de integração que permitam aos imigrantes melhorar suas chances no país e impeçam que eles caiam na criminalidade.
Ficamos aqui pensando, que se o o governo Brasileiro também se organizasse dessa maneira, essa "guerra" no Rio de Janeiro, entre outros problemas com criminosos, drogas, assassinatos, poderia ser evitado ou pelo menos, minimizado.
Não há comparação entre Brasil e Suiça, mas as idéias de organização e rigidez nas leis, com certeza fariam muito bem.
Como toda lei a ser aprovada, essa também trouxe discussões, e hoje pela manhã um grupo de estrangeiros já fez protestos. Estão generalizando o assunto, pois acham que, caso a lei seja realmente aprovada, vai prejudicar todos os estrangeiros que vivem aqui.
Mas o partido já deixou bem claro desde o ínicio que o que eles querem é apenas fazer a justiça e punir as pessoas que cometem algum delito. Os estrangeiros que trabalham, vivem integrados na sociedade e que não possuem nenhum problema com polícia, com certeza continuarão sua vida normalmente.
Agora só nos resta esperar o que vem por aí. E vamos compartilhar o desfeixo dessa história com vocês.
Tenham uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário